terça-feira

Capoeira angola | aulas regulares

A capoeira é uma arte popular, cuja origem está profundamente enraizada nas tradições Afro-Brasileiras. Misto de luta e dança, a Capoeira é essencialmente um meio de comunicação, uma linguagem concretizada no momento da roda, na qual cada interlocutor tem a sua voz: a voz dos instrumentos, a voz do cantador, a voz do coro, a voz dos jogadores.A origem exacta da Capoeira é difícil de precisar, mas considera-se situar-se algum tempo depois do início do tráfico de pessoas escravizadas por Portugal no continente Africano e levadas para o Brasil. A Capoeira surgiu no Brasil como uma luta entre os negros escravizados e a sua evolução está marcada pelas necessidades sentidas por essas pessoas e seus descendentes. Assim, a peculiaridade mais marcada da Capoeira é a camuflagem desta luta em dança, devido à necessidade de passar como uma actividade inofensiva. Isto porque inicialmente era proibida pelos proprietários de pessoas escravizadas e, mais tarde, porque era discriminada na sociedade como actividade de pessoas de má índole.

O jogo da Capoeira desenvolve-se numa roda: sob o comando do ritmo dos instrumentos, da voz do cantador e da força do coro, dois capoeiristas desenvolvem o jogo, tendo presente a conduta ética que deve prevalecer.
A Capoeira incorpora princípios éticos de modo de viver, resgatando a história de um povo que retrata também a história da Humanidade. Mas a Capoeira é também uma arte viva, que se constrói todos os dias, em cada jogo, em cada canção, em cada diálogo.
Pela relação com as outras tradições Afro-Brasileiras, a riqueza cultural da Capoeira é muito extensa e a transmissão dos saberes desta arte ocorre principalmente pela relação Mestre-Aprendiz. Os Mestres são os guardiões dos saberes que têm a responsabilidade de os transmitir, formando não só capoeiristas, mas também cidadãos conscientes.
Durante a evolução da Capoeira, o estado da Bahia, em particular a cidade de São Salvador, estabeleceu-se como o maior pólo de difusão desta cultura. São inúmeras as histórias de capoeiristas soteropolitanos que correm pelo mundo, sendo conhecidas de pessoas que nem conhecem o Brasil. A história da Capoeira e destes mestres é a ponte que começa por ligar pessoas de todo o mundo ao Brasil.


Terças: 20h00-21h30


Mestrando Fantasma e Mestre Zé do Lenço

Wellington Santos Ribeiro, conhecido no meio da Capoeira como Fantasma, foi iniciado nesta arte em 1990 por Fábio da Paz (Caipora), discípulo de Mestre Jogo de Dentro (Jorge Egídio dos Santos) do Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola. 

Durante dez anos apreendeu os fundamentos da filosofia da arte da Capoeira, nomeadamente os relacionados com a movimentação, a música e o ritual.

Em 2000, após a deslocação de Mestre Jogo de Dentro para São Paulo, continuou o seu aprofundamento na arte da Capoeira em São Salvador, seguindo a orientação de Mestre Zé do Lenço (José Alves) e integrando a Associação de Capoeira Angola Relíquia de Espinho Remoso. Em 2005 recebeu a graduação de Treinel, que o habilitou a dar aulas de Capoeira e em 2010 recebeu a graduação de Mestrando, pelo próprio Mestre Zé do Lenço.

Neste momento encontra-se em Portugal para dar continuidade à divulgação da arte da Capoeira, tendo sempre presente a importância da Capoeira como ferramenta de intervenção social, formação pessoal, e divulgadora da cultura afro-brasileira.