terça-feira

Dança contemporânea | aulas regulares

A dança contemporânea surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no seguimento da dança moderna, na medida em que pretende também romper com os moldes rígidos da dança clássica.
Esta forma de arte surge como uma forma de libertação do bailarino já que não é definida por técnicas ou movimentos específicos. Emerge assim uma nova noção de corporalidade, com um maior sentido experimental, menos estratificado.
São explorados vários procedimentos corporais distintos e transversais. O corpo não depende apenas da mobilidade, da elasticidade, mas também de características de ordem psicológica, antropológica e cultural.
Da mesma forma, o corpo não se apresenta como único veículo de comunicação - todo o contexto temático que arquiteta a criação encerra uma sintaxe. O corpo é quem instiga o discurso simbólico, é o catalisador da emoção, do pensamento, da atitude política, da sexualidade. E é esse conjunto de elementos que acaba por tocar em diferentes aspectos da nossa vida contemporânea.


Quintas: 21h30-23h30


Joana Castro



Joana Castro é bailarina e coreógrafa, concluiu o curso de dança na Escola Profissional Balleteatro em 2006
Frequentou o curso PEPCC (Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica) no Fórum Dança em 2008, e recebe uma bolsa de estudo do NEC em 2009
Desenvolve o seu trabalho como criadora e intérprete desde 2006
Lecciona aulas de dança contemporânea, ballet e dança criativa desde 2007
Em 2009 integra a associação Terra na Boca como coreógrafa, e em 2010 como artista associada do Balleteatro
Encontra-se em digressão com “Amo-te” em Português em colaboração com Flávio Rodrigues (Festival Imaginarius Mais 2011, e no Festival de Artes Comunicantes).
Como intérprete colabora na nova produção “Terra quente, terra fria” de Joana Providência, a estrear em Setembro
Na sua formação, teve oportunidade de trabalhar com Elisabete Magalhães, Iñaki Azpillaga, Francisco Camacho, Vera Mantero, Julyen Hamilton, André Braga, Jeremy Nelson, Amélia Bentes, Loic Touzé, Deborah Hay, Nicole Seiler, João Fiadeiro, Miguel Seabra, entre outros